Um dos jogos mais fantásticos de sempre

30/05/2012

A minha amiga made in brazil

A minha amiga made in brazil sabe que eu tenho um blog mas não o lê, como a ma biche, já estão fartas de levar com as minha ideias quando falamos quanto mais ler aquilo que eu lhes digo todos os dias, elas não são como o murcão, o murcão lê o meu blog e ainda diz aos seus amigos para lerem tambem.

Fodasse murcão, obrigadão viu?

Mas a minha amiga made in brazil ontem disse-me para eu colocar no meu site o que se passa no trabalho dela, para alem dela ser muito boa pessoa e como tal pensar que toda a gente é como ela, e depois fode-se sempre, o que a chateia é que ela tem dois trabalhos, ambos com o mesmo patrão.

Ou seja na maioria das vezes ela trabalha desde as 07:00 da manhã até às 23:00 da noite, se fosse excepção ok, passava, mas a excepção passou a regra.

No local onde trabalha a minha amiga, estão mais três funcionárias, ao todo são quatro, antes eram seis pelo menos, mas a suposta crise fez com que as pessoas se fossem despedindo.

A minha amiga trabalha por turnos duplos, as horas que faz a mais não lhe são pagas, são descontadas em dias de folga, uma merda é que são, porque ela quando quer pedir dias de folga ao patrão, sabem o que é que ele lhe responde? Vá dar banho ao cão, esta é a resposta dele.

Vamos a ver, se estamos a falar de duas pessoas amigas ainda vá que não vá que lhe fale assim, mas falando de patrão e funcionária roça os limites da discriminação social.

Mas não se pense que é só isso.

Apenas estão quatro empregadas e quando alguma tem a sorte de lhe deixarem ter as suas férias, lá vai durante mais não sei quanto tempo a minha amiga fazer horas extra e depois ainda para o segundo trabalho.

Amiga, eu já te disse, se tu não descansares, um dia o teu corpo vai dizer que já não aguenta mais, depois vais-te arrepender.

Ela ligou-me ontem muito irritada por causa do stress no seu trabalho, mas agora também tem que ficar lá porque quer tirar o visto e tem que estar no mesmo trabalho há pelo menos seis meses, exigências do SEF, eu vou tentar explicar, porque ela passou pelo menos 15 minutos a fazer-me ver como são as regras que o SEF impõe a quem quer renovar o visto.

Para renovar o visto há que estar a trabalhar na mesma empresa há pelo menos seis meses, ora se a minha amiga trabalha nesse sítio onde é explorada há mais de um ano, tem todo o direito a ter o visto renovado né?

Não!

Ela só tem marcação para ir ao SEF apresentar a documentação necessária para a renovação do seu visto dentro de dois meses, ela está farta do seu trabalho e quer mudar, enquanto não for ao SEF apresentar os papeis não pode mudar de emprego.

Só porque ela precisa de mais de seis meses de estar a trabalhar na mesma empresa para ter o visto, eu explico, se ela deixar o seu trabalho agora e encontrar outro já amanhã, quando for ao SEF daqui a dois meses, só terá dois meses de permanência nessa empresa, pelo que o SEF lhe pode dizer, aqui não se renova visto a ninguem porque você (ai eu odeio quando vou a uma instituição do estado e me tratam por você, dá-me uma vontade de enfiar-lhe os dedos no nariz e arrastá-l@ até à porta de entrada e dar-lhe murros até dizer chega) não tem os meses necessários para renovar o mesmo.

Quer dizer uma pessoa trabalha que nem uma burra, é explorada como uma escrava e ainda tem que estar à mercê do SEF que não sabe nem somar? Em vez de contar só seis meses de trabalho na empresa em questão até ao momento da renovação do contrato.


Mesmo assim eu gostaria de conhecer pessoalmente as pessoas que fazem as leis que legislam o SEF, gostava mesmo, só para os chamar de incompetentes e outras coisas, só quem vive às custas dos outros é que pode fazer uma legislação que não se enquadra no panorama social em que vivemos.

Quantas vezes eu disse: Amiga, tu associa-te a algum sindicato, que já sabes que as empresas só não nos arrancam a pele porque não podem, um dia tu vais querer apoio jurídico e não vais ter e se pensas que lá porque o teu patrão te trata de tu, te respeita estás muito enganada.

Assim que nada, o conselho da minha made in brazil é que não demos confiança a quem nos emprega porque uma pessoa dá o dedo e eles querem logo o braço todo.

Amiga, sabias que o salário mínimo em Portugal é de 485€? É amiga também te estão a roubar nesse aspecto...

Se estivesses associada a algum sindicato ainda podias exigir que o teu patrão te pagasse o que falta para o salário mínimo, todos os meses que vais trabalhar e todos os que já trabalhaste...

Mas não amiga, não tens direito a nada, e se o mesmo te quiser despedir algum dia e te ficar o que dinheiro que a ti te pertence, não tens como reclamar sem gastar o teu dinheiro.

É amiga, da próxima vez que penses em criticar os motivos porque as outras pessoas fazem greve, seja do que for, pensa que nem todos têm o mesmo estofo que tu para aguentar as estupidezes das entidades empregadoras.

À merda gente que se aproveita dos emigrantes só para ter lucro, à merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário